15 mar História
História
Informações sobre o curso:
O curso de Formação Pedagógica para não licenciados prepara profissionais que buscam ampliar as possibilidades de atuação. É indicado para profissionais que já contam com um nível superior completo.
A Formação pedagógica foi criada para não licenciados, pelo MEC com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 e atualizada em 20 de dezembro de 2019, com o objetivo de incentivar a formação de professores, já que o país tinha uma carência de profissionais capacitados para a área de ensino. Devido ao número da resolução, ficou conhecido popularmente como R2.
Portanto, o profissional certificado no curso de Formação Pedagógica para não licenciados torna-se habilitado para atuar na educação em diversas áreas do conhecimento de acordo com a sua formação anterior.
Área de Atuação:
Poderá atuar em diversas áreas do ensino, como: Professor no ensino fundamental II e médio; professor em instituições EJA (Educação de Jovens e Adultos); escolas técnicas; possibilidade de participar de concursos públicos em sua área de atuação.
Importante:
Os cursos de formação de docentes para a educação básica, previsto na Resolução CNE/CP nº 2/2019 são cursos para não licenciados e ao término dos mesmos os egressos recebem as atribuições profissionais e o título de uma licenciatura, mas não se equivalem, em formação acadêmica, a um curso de licenciatura, na forma do descrito no Art. 10 da referida resolução do CNE, onde se define claramente o que é entendido como um curso de licenciatura, como cursos “com carga horária total de, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas”.